Artigos Recentes

AGENDA: SINTRAJUFE/CE CUMPRE COMPROMISSOS EM BRASÍLIA; CONFIRA

No último fim de semana, o Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal no Ceará esteve em Brasília e cumpriu agenda na capital do País. Saiba mais dos compromissos do sindicato.

SINTRAJUFE/CE PARTICIPA DE SEMINÁRIO DO JURÍDICO DAS ENTIDADES DO FONASEFE E FONACATE
Nos últimos dias 13 e 14 de dezembro (quinta e sexta-feira), aconteceu, em Brasília, o Seminário do Jurídico das entidades do FONASEFEFórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais e FONACATEFórum Nacional Permanente de Carreiras Típica de Estado. O Sintrajufe/CE, representado pelos diretores executivo e administrativo, Ranulfo de Farias e Engelberg Belém, marcou presença no evento.

O encontro teve como atividade principal a realização de um Seminário para as Assessorias Jurídicas e Diretores da pasta das entidades nacionais do Fonasefe e Fonacate. Aconteceram debates de avaliações políticas, econômicas e jurídicas dos dispositivos mais recentes que atacam os servidores públicos e o seu direito à organização sindical.

Além disso, foram discutidos também os impactos que podem decorrer nas mudanças do estado brasileiro formatado pela edição das inúmeras medidas do governo Temer e novas propostas explicitadas pelo novo governo. Outro ponto presente na pauta foi a avaliação do atual cenário, nivelando os conhecimentos dos participantes buscando unidade de ação e estratégias de enfrentamento e de luta das entidades.

Veja galeria:

 DIRIGENTES VISITAM SEDE DO SINDJUS/DF

Durante passagem por Brasília, os diretores executivo e administrativo do Sintrajufe/CE, Ranulfo de Farias e Engelberg Belém, realizaram uma visita à sede do Sindjus/DF, o maior sindicato do Poder Judiciário da União (PJU). Na oportunidade, o dirigentes foram recebidos pelo coordenador geral Abdias Trajano Neto.

Confira galeria:

SINTRAJUFE/CE PARTICIPA DE POSSE DE NOVOS DELEGADOS SINDICAIS DO SINDJUS/DF

Na última sexta-feira (14), o Salão Giotto do San Marco Hotel testemunhou um importante registro da história do Sindjus-DF: a solenidade de posse dos novos integrantes do Conselho de Delegados Sindicais de Base, que é uma das instâncias do Sindicato, juntamente com a Assembleia, o Congresso e a Diretoria Colegiada. Representando o Sintrajufe/CE, o diretor executivo, Ranulfo de Farias, marcou presença no evento.

Os novos delegados foram devidamente empossados para um mandato de 18 meses, com objetivo de representar seus locais de trabalho, fazendo a ponte entre a base e a Diretoria do Sindjus-DF. O Sintrajufe/CE parabeniza os eleitos e deseja boa sorte a todos nessa jornada em defesa dos interesses da categoria.

Confira galeria de fotos: 

SINDICATOS PROPÕEM MUDANÇAS PARA APRIMORAR GESTÃO DA FENAJUFE

Parte dos sindicatos filiados à Fenajufe se reuniu em Brasília, no último sábado (15), para debater propostas de melhorias na atuação da principal entidade da categoria. Estiveram presentes os diretores executivo e administrativo do Sintrajufe/CE, Ranulfo de Farias e Engelberg Belém, e demais dirigentes sindicais do Sindjus/DF, Sinjufego, Sinje/CE, Sindijufe/TO, Sinjeam/AM e da União Sindical da Amazônia.

Reconhecendo a importância de se fortalecer a Federação, a reunião debateu, dentre outros pontos, a proposta de alteração do sistema de eleição proporcional para o sistema majoritário. Segundo avaliação dos dirigentes sindicais, o atual modelo proporcional já deu seus sinais de fadiga. Ao servir para acomodar as forças divergentes, esse modelo já não corresponde satisfatoriamente às expectativas dos servidores do Poder Judiciário da União e do MPU.

Foram ainda discutidos os seguintes pontos consensuais:

a) Fixação de critérios de elegibilidade dos diretores da Fenajufe, prestigiando assim a experiência daqueles servidores que ocupam ou já ocuparam cargos de direção sindical;

b) Redução do percentual de contribuição dos sindicatos à Fenajufe, diminuindo assim a inadimplência e aumentando o número de entidades filiadas;

c) Com adoção da gestão por chapa majoritária, será fixado taxativamente os cargos que serão objeto de liberação sindical até o limite de quatro diretores;

d) Estabelecer Regimentos Internos Permanentes para as Ampliadas, Plenárias e Congrejufe, ganhando assim na otimização do tempo na discussão durante esses encontros;

e) Uma vez que se trata de atuação estratégica para a categoria, reforçar, no cenário de configuração por chapa majoritária, a atuação dos diretores parlamentares no Congresso Nacional e nos Tribunais e Conselhos Superiores;

f) E ainda na proposta de composição de chapa eleita sob sistema majoritário, há a previsão de criar cargos de diretores representantes das cinco regiões do país, o que implicará também na agilidade da atuação nas demandas próprias das regiões.

Próximo encontro

Na oportunidade, os dirigentes definiram, ainda, o próximo encontro para discutir novas propostas. O Sintrajufe/CE convida todas as frentes sindicais a estarem presentes. “A ideia é buscar aprimorar a gestão da Fenajufe”, esclarece o diretor administrativo e financeiro, Engelberg Belém. Em breve, divulgaremos mais informações. O movimento é independente e apartidário.