Artigos Recentes

Confira Como foi o 1º Seminário de Unificação Sindical Promovido pelo Sintrajufe-CE, Sindissétima e Sinje.

Conforme amplamente divulgado, no último sábado, 24/06, no Hotel Praia Centro, Fortaleza/CE, ocorreu o 1º Seminário sobre Unificação Sindical, promovido pelos Sindicatos do Poder Judiciário Federal no Ceará (Sindissétima/Sintrajufe-CE/Sinje).

WhatsApp-Image-2017-06-24-at-10.44.21-1024x576

Abrindo os trabalhos, Kelma Lara Costa Rabelo Lima, Oficiala de Justiça do TRT/CE falou sobre a sua experiência à frente da Assojaf/CE (Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais no Estado do Ceará), ressaltando a importância da unificação para o fortalecimento da luta e para a integração entre os servidores. Destacou, ainda, sua posição totalmente contrária a qualquer divisionismo (criação de sindicatos por cargos). Para arrematar, destacou a importância das associações específicas, que realizam trabalho complementar e cooperativo ao do sindicato.

20170624_111638

 

 

 

WhatsApp-Image-2017-06-24-at-22.05.12-768x1024

Em seguida, Alisson Ribeiro Silva, diretor do Sindijufe RO-AC e da Fenajufe, relatou a recente experiência de unificação entre os sindicatos representativoss de cada ramo (Trabalhista, Federal e Eleitoral) nos estados de Rondônia e Acre. Apontou a importância do diálogo nesse processo e as vantagens decorrentes do ganho de força política e de estrutura (jurídica, de lazer, de organização etc.).

20170624_124548

Na sequência, José Rodrigues Costa Neto, diretor do Sindjus-DF e da Fenajufe, contou um pouco do histórico do Sindjus-DF e da Fenajufe, ressaltando que o fortalecimento dessas entidades foi fruto de um processo de unificação com outras instituições. Destacou que o desafio representado pelo tamanho do Sindjus-DF (que agrega servidores de todos os ramos do Judiciário Federal, inclusive dos Tribunais Superiores, assim como do Ministério Público da União) é justamente a grande força política da entidade. Apontou ainda a vantagem de uma entidade maior poder contar com uma melhor assessoria jurídica, dentre outros ganhos para os servidores.

20170624_143023

Ao final, Eliete (Sinje), Miguel (Sindissétima) e Belém (Sintrajufe-CE) falaram sobre como anda o processo de debate, entre as Comissões de cada sindicato, acerca da unificação dos sindicatos representativos dos servidores do Poder Judiciário Federal no Estado do Ceará. Destacou-se, dentre outros pontos, a ideia de garantir a participação, na composição da diretoria da nova entidade, de cada um dos atuais ramos sindicais (Trabalhista, Eleitoral e Federal). de modo a assegurar a legitimidade do sindicato unificado e a proximidade dos representantes das respectivas bases.

WhatsApp-Image-2017-06-24-at-22.05.02-1024x768

O Seminário foi um evento muito elucidativo e que serviu como um pontapé inicial para a participação direta da base nesse debate.

A unificação é um processo em curso, sendo fundamental a participação de todos!

Vamos juntos!