Artigos Recentes

REUNIÃO AMPLIADA DA FENAJUFE CONTA COM PARTICIPAÇÃO DO SINTRAJUFE/CE E SINDICATOS FILIADOS PARA DEFINIR CALENDÁRIO DE LUTA

Durante o último sábado, 10, o SINTRAJUFE/CE esteve representado na Reunião Ampliada da Fenajufe por Fábio Sabóia e Juscelino Mourão, ambos como delegados de base, para debater sobre o atual cenário e definir um calendário de luta para o próximo período.

A mesa de abertura, composta pela Comissão Organizadora da Ampliada, contou com a participação do Diretor do SINTRAJUFE/CE e coordenador da Fenajufe, Engelberg Belém, que junto aos outros dois coordenadores, Fabiano dos Santos e Thiago Duarte, reforçou aos participantes a importância da Reunião para unificar a luta contra os ataques do governo.

Depois da abertura da reunião, os representantes discutiram sobre a importância da resistência para a existência do Estado e sobre as fases da Reforma Administrativa, que atualmente se apresenta na primeira fase.

Fases da Reforma Administrativa

1ª fase: PEC – novo regime de vínculos e organizacional da administração pública;

2ª fase: PLP e PL de gestão de desempenho; PL de consolidação de cargos, funções e gratificações; PL de diretrizes de carreiras; PL de modernização das formas de trabalho; PL de arranjos institucionais; e PL de ajustes no estatuto do servidor;

3ª fase: Projeto de Lei Complementar (PLP) do novo serviço público: novo marco regulatório das carreiras; governança remuneratória; e direitos e deveres do novo serviço público.

Após debate, cada sindicato passou informes sobre o seu estado de atuação e as mobilizações, eleições estaduais, retorno ao trabalho presencial e greve sanitária.

O debate sobre a Reforma administrativa contou com a apresentação da coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida Pública, Maria Lúcia Fattorelli e com o advogado Cezar Britto, ex-presidente da OAB e Assessor Jurídico da Fenajufe.

Diante da necessidade, foi estabelecido o seguinte calendário de atividades:

15/10 – Dia Nacional em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, contra o retorno às aulas presenciais e contra a reforma administrativa

24/10 – Plenária nacional: plenária ampla, de base, construída com as três esferas do funcionalismo e estatais

28/10 – Dia nacional de lutas nos Estados, organizado pelos fóruns locais e estaduais com ato virtual centralizado às 16h, replicando as atividades que ocorreram ao longo do dia e mostrando as atividades presenciais que for possível de serem realizadas, ao vivo.

– Construção de um dia nacional de greve contra a Reforma Administrativa, em articulação unificada com as demais entidades dos servidores e servidoras públicos e Centrais sindicais para após o dia nacional de luta de 28 de outubro, apresentando como sugestão da categoria para a construção coletiva ampla, nos fóruns com as entidades dos servidores e Centrais, o dia 11/11.