Artigos Recentes

SINDICATOS DA 5ª REGIÃO SUGEREM AGENDA CONJUNTA DE AÇÕES CONTRA MODELO PROPOSTO PARA TRFMED

Os sindicatos representantes dos servidoras e servidores da Justiça Federal da 5ª Região voltaram a se reunir virtualmente na última quarta-feira, 11, para tratar sobre proposta do TRF5 para o plano de saúde por autogestão, o TRFMED. O encontro contou com a representação de Engelberg Belém (SINTRAJUFE/CE), Paulo Falcão (Sindjuf-AL), Gildázio Carvalho (Sindjuf-PB), Gilberto Oliveira Melo (Sindjuf-SE) e Augusto Camelo (Assejuf-AL), Marques (Assejuf-SE) e Manoel Gérson, Max Wallace e Leonardo Moura representando o Sintrajuf-PE.

Durante o momento, os representantes avaliaram e traçaram o histórico dos planos de saúde da 5ª Região e do processo de discussão e elaboração da proposta do TRFMED. O modelo apresentado pelo TRF5 teve rejeição consensual por ser considerado excludente e não solidário e por trazer situação de inaceitável tratamento privilegiado.

O dirigentes sindicais também deliberaram sobre a confecção de um ofício conjunto que expresse toda insatisfação, demonstrando os prejuízos, o caráter excludente e outros pontos críticos da proposta do TRF5 e reafirme os pedidos dos sindicatos.

Também foi acordado a realização de uma live conjunta com as entidades sindicais para esclarecimento sobre o funcionamento da autogestão.

Para Engelberg Belém, cada servidor deve conversar com os juízes das seções judiciárias em que trabalha, explicar a situação e revelar que o Tribunal está prejudicando não só o servidor, mas as famílias, em um cenário de congelamento de salário, aumento da contribuição previdenciária, congelamento de gasto com pessoal.

O Diretor do SINTRAJUFE/CE adiantou que a categoria poderá fazer greve ou judicializá-la. Ressaltou, portanto, a importância da campanha em defesa do auxílio saúde e o uso da hashtag #AuxilioSaudeSim.

Não foi descartado pelos sindicatos qualquer forma de mobilização e luta por uma proposta aceitável – inclusive a paralisação das atividades, priorizando sempre a participação da categoria para conquistar uma nova proposta por parte do TRF5.