Artigos Recentes

SINTRAJUFE/CE MARCA PRESENÇA NO 10º CONGREJUFE; CONFIRA PRINCIPAIS PAUTAS DO ENCONTRO

Congresso Nacional da Federação discute reforma da Previdência, Justiça do Trabalho, aprova propostas de atuação na Conjuntura Nacional e Internacional, e elege nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Fenajufe; leia mais

FOTO: Sintrajufe/CE

O Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal no CearáSINTRAJUFE/CE – representado pelos delegados de base Ranulfo de Farias Maciel Filho, Engelberg Belém Pontes, Fábio Antônio Teixeira Saboia, Juscelino Mourão Alcântara, Luiz Machado Siqueira Neto, Severino Tarcísio Nóbrega Queiroga, Dalmário de Oliveira Filho, Carlos Alberto Vicente Piedade, Aguinaldo Bezerra Damasceno e pelo observador Antônio Airton da Silva, participou do 10º Congresso Nacional da Federação (Confrejufe), realizado pela Fenajufe. O evento teve início no sábado (27) e encerramento na última quarta-feira (1º), em Águas de Lindóia, São Paulo.

ASSEMBLEIA GERAL ELEGE DELEGADOS DE BASE PARA 10° CONGREJUFE

> SEGUNDA ASSEMBLEIA GERAL ELEGE OBSERVADOR E SUPLENTES PARA 10º CONGREJUFE

UNIÃO E LUTA CONTRA RETIRADA DE DIREITOS SÃO PAUTAS DURANTE ABERTURA 

A mesa de abertura foi composta pelos coordenadores gerais Adilson Rodrigues, José Aristéia Pereira e Júlio Brito; e pelos integrantes das forças políticas que integram a direção da Fenajufe Gerardo Alves Lima Filho, José Costa Neto e Marcos Santos. Também participaram da mesa, o representante da Federação do Judiciário da Argentina, Pedro Nestor, e da Federação Judicial do Uruguai, Richard Ascurrein, além do coordenador da Federação dos Servidores do Ministério Público Estadual em Santa Catarina (FENAMP), Gilmar Rodrigues.

Pedro Nestor falou sobre a atual crise neoliberal instaurada na Argentina que, segundo ele, acarretou um profundo retrocesso aos direitos laborais, saúde e educação da população. “Teremos que avançar na luta pela conquista da negociação coletiva apresentada pela Federação da Argentina junto ao Congresso Nacional onde conseguiremos realizar uma verdadeira reforma para a conquista de uma sociedade livre, autêntica e soberana. Temos muitas coisas em comum e podemos fazer um intercâmbio junto ao Conesul para debater sobre nossos direitos”.

FOTO: Imprensa/Fenajufe

O uruguaio Richard Ascurrein explicou que servidores do Brasil e do Uruguai possuem problemas parecidos em relação ao sistema de trabalho e representatividade sindical. “Possuímos lutas muito parecidas, com retaliações. É necessário um modelo único para toda a América Latina que garanta um futuro melhor para os trabalhadores”.

Ao abordar as lutas enfrentadas pela categoria, Costa Neto enfatizou a importância da unidade para “que possamos trabalhar para enfrentar todos os desafios que temos pela frente”. Para ele, é importante que os servidores, em conjunto com a Federação, sejam a trincheira de resistência para uma atuação organizada com o cumprimento de metas retiradas deste Congresso Nacional.

“NÃO ACEITAREMOS QUEM QUER QUE QUEIRA MODIFICAR OS NOSSOS DIREITOS”, AFIRMA PROFESSORA SARA GRANEMANN EM PAINEL SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA 

O segundo dia de 10º Congrejufe foi iniciado em Águas de Lindóia (SP), neste domingo (28), com o painel sobre Reforma da Previdência. O tema foi abordado pela professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Sara Granemann que iniciou com um breve histórico do lançamento e tramitação da PEC 6/2019, destacando que existem partes inconstitucionais na proposta.

Confira a palestra da professora na íntegra:

Vídeo: Divulgação/Fenajufe

ATAQUE À JUSTIÇA DO TRABALHO É TEMA DE PALESTRA DO DESEMBARGADOR SOUTO MAIOR

No domingo (28), o desembargador Jorge Luiz Souto Maior abriu sua palestra pondo em questão o contexto em que o ataque à Justiça do Trabalho e porque a necessidade de sua defesa. “Primeira coisa é lembrar que esse ataque à Justiça do Trabalho não é algo novo. Sempre foi alvo desde a década de 1930. O direito trabalho só se inseriu de forma intensa no processo histórico a partir do esforço das trabalhadoras e trabalhadores”.

Confira a palestra na íntegra: 

Vídeo: Divulgação/Fenajufe

PROPOSTA EM DEFESA DA PAZ E AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS É APROVADA PARA ATUAÇÃO DA FENAJUFE NA CONJUNTURA INTERNACIONAL

A maioria dos delegados presentes aprovaram, ainda no domingo (28), a proposta apresentada pela força Democracia e Luta para a atuação da Fenajufe referente à Conjuntura Internacional. Pela proposta aceita, a Federação deverá trabalhar em defesa da paz e autodeterminação dos povos, diante da instabilidade e crise persistentes que afetam o mercado mundial. Confira a proposta clicando aqui.

Reforma da previdência e apoio institucional à PEC 442 foram propostas aprovadas para atuação na Conjuntura Nacional. Veja todos os textos aqui. 

RAIO X DA SAÚDE DOS TRABALHADORES DO PJU E MPU 

O professor Emilio Peres Facas, da Universidade de Brasília (UNB), apresenta os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Judiciário da União e MPU. Acompanhe:

Vídeo: Divulgação/Fenajufe

CONGRESSO APROVA BELÉM COMO SEDE DA PRÓXIMA PLENÁRIA DA FENAJUFE

Os delegados presentes no 10º Congrejufe em Águas de Lindóia (SP) aprovaram, na noite da última terça-feira (30), a cidade de Belém (PA) como sede da realização da próxima Plenária da Fenajufe.

Segundo o Estatuto da Federação Nacional, compete à Plenária Nacional, entre outros, deliberar sobre quaisquer matérias que, por determinação do Congresso, lhe forem atribuídas, no limite dessas atribuições, além de implementar as deliberações do Congresso.

*Fonte: Imprensa/Fenajufe.