Artigos Recentes

SINTRAJUFE/CE REALIZA PRIMEIRO WEBNÁRIO PARA DISCUTIR SOBRE AUXÍLIO SAÚDE E AUTOGESTÃO

O SINTRAJUFE/CE realizou na última quinta-feira, 10, o primeiro webnário que tratou sobre o tema “Auxílio Saúde e Autogestão”. A transmissão, apresentada pelo Diretor Executivo Fábio Sabóia, foi realizada pelo Facebook e contou com a participação do Diretor do SINTRAJUFE/CE, Engelberg Belém, da Diretora da Secretaria de Bem Estar Social do TRF1, Ionice de Paula, e do Coordenador-geral do Sindjus-DF e da Fenajufe, Costa Neto.

Em sua fala, Ionice de Paula reconheceu que a solicitação feita pelos sindicatos da 5ª Região à presidência do TRF5 em prorrogar o auxílio saúde por mais um ano é uma boa proposta para o momento, considerando as dificuldades de atendimento durante o processo de transição da autogestão e a falta de experiência dos servidores com a área médica.

Segundo Costa Neto, a luta constante deve ser mantida a fim de haver uma autogestão que atenda aos princípios da solidariedade e da equidade no custeio do programa, e participação efetiva dos servidores nos conselhos do TRFMED. O coordenador do Sindjus-DF defende a manutenção do auxílio saúde aos que já recebem, a busca por outros recursos para os planos de autogestão e, em último caso, ação judicial de acordo com a norma do CJF.

Ao apresentar os resultados da pesquisa de opinião sobre o auxílio saúde realizado pelo Sindicato, o Diretor Engelberg Belém fez uma avaliação do atual cenário exposto por entidades sindicais da 5ª Região. Para ele, é importante a unificação da categoria na tentativa de sensibilizar o TRF5 para a manutenção do auxílio.

Engelberg Belém explicou, ainda, que a ação em defesa do auxílio saúde está sendo conjunta com as entidades sindicais da 5ª Região em busca de uma autogestão acessível, solidária e justa.

“Nós queremos uma autogestão acessível, solidária e justa. Acessível para que a maior base, que é técnica, tenha condição de utilizar um plano de saúde e justa para que haja igualdade para todos”, afirmou.

O Diretor do SINTRAJUFE/CE reforçou a importância da participação dos servidores e convocou todos à participação ativa em ações do Sindicato, contribuindo com participações em webnários, reuniões e com o uso de hashtags nas mídias sociais do TRF5 e JFCE.

“Essa luta é nossa. Vamos tentar sensibilizar os desembargadores e magistrados para revisar essa decisão de um modelo atual que não atende à categoria e nem à maioria dos servidores”, concluiu.

Assista a íntegra do Webnário em nosso canal no YouTube: https://youtu.be/yiM2yF58ock .