Em meio à greve geral convocada pelas centrais sindicais na Argentina, reforma trabalhista de Milei sofre derrotas Destaque

Em meio à greve geral convocada pelas centrais sindicais na Argentina, reforma trabalhista de Milei sofre derrotas Foto: Luis ROBAYO / AFP

Centrais sindicais, movimentos populares e estudantis organizaram, nesta quarta-feira (24/01), a primeira greve geral do governo de Javier Milei.

Mais 1,5 milhão de pessoas participaram do ato contra o Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) que, na prática, eliminava diversos direitos trabalhistas e limita direitos sindicais.

Em resposta à greve nacional e à luta da classe trabalhadora, seis artigos do DNU foram derrubados pelo Judiciário da Argentina.

A juíza do tribunal do trabalho, Liliana Rodríguez Fernández, declarou a nulidade dos artigos 73, 79, 86, 87, 88 e 97. Ela destacou que os artigos voltarão a ter validade se a reforma for aprovada pelo Congresso.

A decisão foi celebrada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), a maior central sindical do país, como uma conquista inicial. Agora o Congresso enfrentará a decisão de ratificar ou não as mudanças propostas pelo governo ultraliberal.

Última modificação em Sexta, 09 Fevereiro 2024 12:39